O Brasil é o único produtor comercial de guaraná do mundo.
Maior produtor de guaraná do país, a Bahia terá, a exemplo do que já acontece com o café, um concurso, em 2012, para escolher o melhor guaraná do estado. O lançamento será na cidade de Taperoá, durante a realização do ExpoInter Guaraná 2011, o evento esta marcado para os dias 18 a 20 de novembro deste ano. O objetivo é elevar a qualidade do guaraná no pais e principalmente no estado, estimulando os agricultores para que possam aperfeiçoar os métodos de produção, como explica o secretário da Agricultura do estado da Bahia, Sr. Eduardo Sales.
Segundo o secretário da Agricultura de Taperoá, Sr. Gerval Teófilo, que diz do guaraná do seu município que: “tem tudo para se tornar um dos melhores do mundo. Enfrentamos e enfrentaremos dificuldades para beneficiar o produto, mas estamos buscando alternativas para definir um padrão de beneficiamento e aumentar a sua qualidade”.
A ExpoInter Guaraná vai acontecer no período em que se inicia a safra do guaraná na região e coincide com os festejos em comemoração ao aniversário de 450 anos de Taperoá. Além dos festejos haverá também um Dia do Campo do Guaraná, viabilizando treinamento para os produtores para mostrar as modernas técnicas de cultivo e de beneficiamento do guaraná.
O treinamento e a capacitação serão ministradas por especialistas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e da CEPLAC, que vão preparar um grupo de técnicos da região para que atuem como multiplicadores na cadeia produtiva. Para se conhecer a situação real dos 12 municípios do Território do Baixo Sul que produzem guaraná, a Câmara Setorial do Guaraná solicitou à Secretaria da Agricultura (SEAGRI) que a região seja georreferenciada, levantamento que poderá ser feito pela EBDA, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, (ADAB).
Produção - O Brasil é o único produtor comercial de guaraná do mundo. A Bahia teve 6.659 hectares plantados para a safra 2010/2011, e deve chegar a 6.661 hectares em 2011/2012, com produção de aproximadamente 2.265 toneladas, segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas ). No ranking nacional, a Bahia ocupa a primeira posição, ficando à frente dos estados da: Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre.
O guaraná é cultivado principalmente na região da Costa do Dendê, no baixo sul do estado, com destaque para o município de Taperoá, onde o cultivo é feito numa área superior a 6 mil hectares, empregando mais de 3,5 mil produtores familiares, distribuídos em mais de 2,5 mil pequenas propriedades rurais. A produção média de três mil toneladas de grãos por ano. Além de Taperoá, os municípios de Ituberá, Camamu, Valença, Nilo Peçanha e Una também são fortes produtores de guarana.
Fonte: SECOM
Edição: Felipe Luis da Silva Oliveira
Um comentário:
Muito legal Felipe! Vou copiar essa postagem para o Blog do PPJ! E pode me aguardar que pelo menos eu(João Moreira) e João Cruz vamos comparecer na ExpoInter!
Postar um comentário